OLHAR LONGE DO PODER. O impacto da Covid-19 nos municípios

Insatisfeito com as informações que me chegavam sobre a situação dos municípios em relação ao COVID-19, fiz como já  faço a 25 anos , fui buscar na fonte o que pra mim seria a realidade dos fatos .

Em uma inserção rápida na região sudeste, mais precisamente no Estado de São Paulo  vale do Paraíba , e na Região Nordeste , exatamente no Cariri cearense.

O que ví do COVID? Vi pessoas assustadas, comercio fechado, comerciantes vendendo seus produtos as escondidas como se fossem traficantes, vi cidades vazias ou com pouco movimento, mas vi também uma necessidade de unir o Brasil em uma esperança, um plano, algo que faça nascer novamente no coração do povo o sentimento de fazer parte de algo que vai dar certo.

Na primeira parte da aventura no Estado de São Paulo, por inúmeros motivos, talvez a aparência desse abismo seja menor, mas quando se investe tempo conversando com as pessoas se iguala a segunda metade da viagem.

Por fim de norte a sul da nação o sentimento cedo ou tarde se aflora e com ele a pergunta, e agora José? como fazemos com o insistente novo normal? Espera-se que urgentemente a classe política responda essa indagação.

As autoridades municipais estão em polvorosa, qual será o nome que nascerá para compor a terceira via? Existirá uma terceira via? a polarização entre Bolsonaro e PT está realmente consolidada? Ou aparecerá alguém capaz de preencher esse imenso vácuo que se formou entre a direita e a esquerda.

Uma coisa é certa o país está mais politizado ou politiqueiro, em todas as rodas, desde os botequins até a roda dos mandatários o assunto é o mesmo como deter esse vírus maligno, quem poderá nos levar de volta a normalidade ?

Concidentemente os dois estados que visitei apresentam ao país candidatos a presidente da Republica para 2022 , São Paulo o homem da Vacina  Governador João Doria , no ceara , esta sobrando candidato , Ciro Gomes o Eterno , Tasso Jereissati e até  o atual Governador Camilo Santana se apresentou, antes de Lula se Firmar  mas logo lembrou que o PT  tem dono.

De qualquer maneira essas articulações ainda não chegaram ao povo e la nos rincões nenhum deles foi capaz de se apresentar como aquele que vai unir o Pais, aguardemos. .

 

 

Josué Anchieta

Articulista Político