A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), através de compartilhamento de informações com a Delegacia de Polícia (DP) de Guapó, prendeu nesta quinta-feira (24/3) Lairton Pires dos Reis, 51 anos, considerado o líder de um grupo criminoso e o maior adulterador de chassis do país. Sua prisão se deu em continuidade à Operação Desmontagem, realizada em conjunto com Polícia Militar de Goiás, no início do mês de março deste ano, quando três integrantes de uma organização criminosa especializada em adulterações de chassi de caminhões de carga roubados e receptação foram presos.
Lairton estava foragido desde então. Ele foi capturado em uma oficina mecânica clandestina, na Cidade Jardim, em Goiânia, onde foram localizadas duas cabines de caminhão e inúmeras peças roubadas. Todo o material foi apreendido. Lairton já foi preso outras vezes, contudo, desta vez a dinâmica investigativa utilizada permitiu que todas as peças, equipamentos, ferramentas e objetos utilizados para as adulterações fossem removidos dos galpões da organização criminosa, e não serão mais utilizados para o crime.
Os prejuízos causados pelo grupo criminoso encabeçado por Lairton ultrapassa o montante de R$ 3 milhões. Com a prisão preventiva do investigado cumprida hoje, o inquérito policial deve ser finalizado nos próximos dias. Além da preventiva, o investigado também foi preso em flagrante por adulteração de sinal de veículo automotor e receptação. A investigação teve auxílio fundamental da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás, que pela eficiência e rapidez nos trabalhos periciais, permitiu detectar as adulterações e encontrar os números originais dos chassis. As informações são da Polícia Civil.
Relacionadas
Novo RG será obrigatório: confira o prazo e como agendar o seu
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia