Pesquisa mostrou migração de votos de Marconi Perillo para Ronaldo Caiado
Saiu neste domingo, 21/08 a mais nova rodada de Pesquisas Serpes/O Popular. a pesquisa é praticamente um balde de água fria nas campanhas de oposição ao governador Ronaldo Caiado que husca a releição. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) alcançou 62,2% dos votos válidos, o que indica a possibilidade de definição do pleito ainda no primeiro turno. Na segunda rodada da pesquisa, a primeira após a oficialização dos candidatos, os outros sete concorrentes se mantiveram praticamente estacionados, somando apenas 8,4 pontos porcentuais.
Na primeira pesquisa Serpes/O POPULAR realizada após as convenções partidárias, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) cresceu 10 pontos e alcança quase 62,2% dos votos válidos, o que aponta eleição tranquila no primeiro turno em Goiás.
Neste novo levantamento, realizado dos dias 13 a 17 de agosto, Caiado aparece com 47,7% na pesquisa estimulada, em que os nomes dos nove candidatos são apresentados aos eleitores. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) teve oscilação positiva de 1 ponto porcentual e tem 19,7% das intenções de voto. Todos os sete demais candidatos se mantiveram praticamente estacionados, somando apenas 8,4 pontos porcentuais.
A pesquisa anterior foi divulgada no dia 15 de julho, com dados coletados de 10 a 14 daquele mês, e mostrava Marconi com 15%, o que ajudaria a forçar um segundo turno. Caiado tinha 37,6% e Mendanha, 18,7%.
Neste último levantamento, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 3,7%, apenas 0,6 ponto porcentual de oscilação positiva. A socióloga Cintia Dias (PSOL) teve variação para cima de 1,5 ponto porcentual, alcançando 2,2% das intenções de voto. Ela passa bem à frente do candidato do PT ao governo, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado, que aparecia com 1% e agora tem 0,6%. O petista também aparece atrás do Professor Pantaleão (UP), que tem 1,1%. O empresário Edigar Diniz (Novo) aparece com 0,6%, o historiador Vinícius Gomes da Paixão (PCO), 0,2%, e a professora Helga Martins (PCB) não pontuou. Diante dos nove nomes, 18,2% dos goianos afirmaram que ainda não decidiram o voto (eram 18,4% em julho) e 5,7% (antes 5,4%) pretendem anular.
A pesquisa ouviu 801 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com os protocolos GO-08758/2022 e BR00273/2022.
Fonte: O popular
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia