A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um áudio do som produzido pelo campo magnético do planeta Terra em seu núcleo. O escudo que cobre e protege o planeta realmente parece assustador, é dessa forma que os cientistas o caracterizaram.
Este revestimento do planeta atua como uma barreira protetora contra a radiação cósmica e partículas carregadas que são arrastadas por ventos fortes durante as tempestades solares.
Existe um tipo de tempestade chamada de ejeção de massa coronal e consiste em uma grande quantidade de gás eletrificado, lançado em alta velocidade pelo sol. Estes fenômenos faz com que as pequenas partículas viajem ao longo das linhas do campo magnético, ao longo do polo norte e polo sul.
Durante o encontro, as partículas colidem com átomos (principalmente) de oxigênio e nitrogênio e parte dessa energia é transformada em luz que pode variar do verde ao azul, produzindo assim o efeito das luzes do norte, conhecida como aurora boreal.
A projeção dessa luz em forma de auroras é uma prova clara da proteção constante que o campo magnético proporciona à Terra.
A Agência Espacial Europeia divulgou som assustador do campo magnético da Terra. Escute este som tenebroso.https://t.co/T1hqHef3UQ
— Karen Fernanda Teixeira (@karenfernandat_) October 29, 2022
Fonte: Tempo.com
Relacionadas
Venezuela anuncia soltura de mais 177 detidos em atos contra as eleições
Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas
Lutador brasileiro ex-UFC sofre fratura no pênis durante treino