No último domingo, dia 4 de fevereiro, a comunidade de Itapema, em Santa Catarina, foi abalada por um trágico acidente aéreo envolvendo o piloto Mikael Joaquim Minatti, de 36 anos. Conhecido na região pelo seu envolvimento no resgate de vítimas de uma enchente histórica ocorrida em 2022, Mikael perdeu a vida horas após a queda de sua aeronave monomotor, um modelo ultraleve.
O acidente ocorreu por volta das 10h, quando a aeronave caiu no mar da Meia Praia, a aproximadamente 200 metros da faixa de areia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, tanto o piloto quanto um segundo ocupante foram retirados da água com estado de saúde estável, sem apresentar lesões aparentes.
Mikael pilotava a aeronave registrada sob a matrícula PU-AIC. O ultraleve é uma aeronave experimental Vector FOX, de categoria “PET – Construção Amadora”, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
O local do acidente foi imediatamente isolado para a realização da perícia, e as autoridades competentes, como Marinha e Aeronáutica, foram acionadas para investigar as circunstâncias do incidente.
A notícia da morte de Mikael Joaquim Minatti repercutiu não apenas em Itapema, mas também em São João Batista, cidade situada a cerca de 40 quilômetros do local do acidente. A Prefeitura de São João Batista decretou luto oficial de três dias em pesar pela perda do piloto, destacando a comoção que a tragédia causou na região.
Em comunicado, a prefeitura disse: “O Município de São João Batista decretou luto oficial de três dias em sinal de profundo pesar pelo falecimento de Mikael Joaquim Minatti. O empresário de Itapema, da Talita Construtora, estava no avião ultraleve que caiu no mar da Meia Praia na manhã deste domingo (04) e faleceu horas depois.
Minatti ficou conhecido em São João Batista pela atuação heroica durante a enchente de 1º de dezembro de 2022, a pior já registrada na história cidade. Ao tomar ciência da gravidade da situação, foi um dos primeiros a utilizar o seu helicóptero em resgates aéreos, além de solicitar apoio a outros pilotos. Também ajudou levando equipes médicas e de resgate a pontos inacessíveis por terra.
Nossa solidariedade a familiares, amigos e todos enlutados por esta irreparável perda.“
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia