A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC), recuperou, na sexta-feira (16), em Minas Gerais, uma plantadeira, avaliada em R$ 400 mil, que havia sido obtida por estelionatários em prejuízo de vítima goiana de Itaberaí. Após diligências imediatas, a PCGO identificou que o morador de Goiás havia sido vítima do ‘golpe da gincana’.
Entenda o golpe
O suspeito consegue o acesso ao bem de forma supostamente legítima, sendo emitida inclusive a documentação necessária para a compra e transporte. Geralmente, os suspeitos se utilizam de cartão de crédito clonado ou se passam por freteiros, para ter acesso liberado ao bem citado.
Após a concretização da negociação fraudulenta, os suspeitos contratam freteiro de boa fé para retirar a mercadoria, levar até um determinado ponto, onde há novo freteiro esperando, que leva até outro ponto, passando para novo freteiro. Assim, diante de diversas etapas a serem cumpridas com rapidez pelos freteiros de boa-fé contratados por meio de anúncios na Internet, o bem chega até os suspeitos.
Investigação
Com intenso trabalho investigativo, envolvendo muitas pesquisas em sistemas de inteligência com cruzamento de dados e troca de informações com a Delegacia de Polícia de Itaberaí – 4ª DRP e Polícia Rodoviária Federal/GO, foi possível obter a localização do bem. Em seguida, foi solicitado apoio operacional a Polícia Civil de Minas Gerais – Delegacia de Ituiutaba e Polícia Militar de Minas Gerais, sendo possível o encontro da máquina agrícola e restituição à vítima no mesmo dia.
As investigações prosseguirão a cargo do GREF/DEIC para identificação dos suspeitos.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão