Mesmo aqueles que nunca tiveram contato visual com uma cobra podem descrevê-las. As cobras não possuem membros, mas contam com mandíbulas altamente flexíveis projetadas para engolir presas inteiras.
Algumas cobras, como a cobra-rei ou a cascavel, são extremamente venenosas e representam grande perigo para os humanos. Outras, como a cobra jarreteira ou a cobra-capim, não têm veneno e oferecem pouco perigo.
As cobras podem ser encontradas em quase todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica e Irlanda. Elas podem sobreviver em quase todos os tipos de clima, desde florestas tropicais até desertos, prosperando em todo o mundo.
Ma, por que será que não existem cobras na Irlanda, embora as cobras possam prosperar em muitos lugares e o país está longe de ser uma Antártica?
As cobras e a Irlanda
Os amantes de cobras podem se decepcionar ao saber que não existem cobras nativas na Irlanda e nunca houve. Diferentemente da Grã-Bretanha, que tem ao menos três espécies de cobras, a Ilha Esmeralda não tem nenhum tipo de cobra.
A tradição irlandesa acredita que São Patrício perseguiu as cobras do país, jogando-as no oceano há centenas de anos. Entretanto, os registros fósseis não indicam que elas tenham habitado a Irlanda em algum momento.
Entendendo a falta de cobras na Irlanda
Você pode se surpreender ao saber que a Irlanda já foi conectada por terra ao resto da Europa e também foi coberta por gelo. Quando o gelo finalmente derreteu e o nível do mar subiu, a ilha acabou ficando sem uma coisa: cobras. Desde então, o clima frio e pouco propício para a vida das cobras mantêm a ilha livre desses répteis rastejantes.
As cobras podem viver em muitos lugares, mas possuem necessidades básicas de sobrevivência, como luz e calor. Como são ectotérmicas, elas não conseguem manter o próprio corpo aquecido e dependem do sol para sobreviver.
As temperaturas na Irlanda nunca ficam quentes o suficiente para sustentar uma população saudável de cobras. Portanto, mesmo que as cobras chegassem à Ilha Esmeralda, provavelmente não sobreviveriam por muito tempo sozinhas.
As cobras são proibidas na Irlanda
(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
As ilhas da Nova Zelândia e a Irlanda são ambas livres de cobras. No entanto, há uma grande diferença entre os dois países quando se trata de permitir cobras em seus territórios.
Na Nova Zelândia, as cobras são estritamente restritas devido às condições climáticas favoráveis para esses animais, o que significa que a introdução de qualquer cobra invasora pode causar um desequilíbrio no ecossistema.
Por outro lado, na Irlanda, as cobras não são banidas completamente, porque não há uma população reprodutiva invasiva desses animais no país. Quando cobras de estimação escapam ou são soltas por seus donos, elas são confrontadas por um ambiente hostil, o que impede que elas se reproduzam e se estabeleçam no país.
Essa diferença na abordagem dos dois países destaca a importância de considerar as condições climáticas e ecológicas quando se trata de permitir ou proibir a entrada de determinadas espécies em um país. A Nova Zelândia optou por uma abordagem mais conservadora para proteger seu ecossistema único, enquanto a Irlanda se beneficia do ambiente hostil às cobras em seu território.
Fonte: Mega Curioso
Relacionadas
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
Procedimentos com mulheres sedadas terão de ser acompanhadas por funcionárias