Na última sexta-feira (22), o Prefeito de Jataí, Humberto Machado, deu um passo significativo em direção à modernização e expansão do Aeroporto Regional. Após receber a autorização da Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, para dar início ao procedimento licitatório, o chefe do executivo municipal autorizou a publicação do edital.
O montante destinado ao processo licitatório é substancial, totalizando R$ 54.884.959,80, correspondendo à parte inicial do projeto. Este valor abrange a construção da pista de pouso e decolagens, além do pátio de manobras para aeronaves, elementos essenciais para a infraestrutura operacional do aeroporto.
No início desta terça-feira (26), em contato com o Coordenador de Projetos Aeroportuários da Secretaria de Avião Civil, Marcio Maffili Fernandes, o Prefeito Humberto Machado, discutiu as possibilidades de licitar o Terminal de Passageiros até o final do próximo mês.
O projeto e o orçamento já foram encaminhados para o Ministério de Portos e Aeroportos e estão em análise final. Com a conversa de hoje, o prefeito ficou otimista com a previsão da SAC de autorizar até o final de janeiro de 2024 a publicação da licitação do terminal de passageiros, dando celeridade as questões burocráticas da obra.
Fonte: Aeroin
Espero que o projeto contemple o aeroporto com uma pista de pouso básica de 1.800 x 30m e resistência do piso PCN38 ou superior. Desse modo, poderá receber, sem restrições operacionais, os turboélices e jatos regionais.
Assim, Jataí e cidades do entorno poderão ter voos diretos com os 4 maiores centros de conexão do Brasil, São Paulo, Brasília, Campinas e Belo Horizonte.