Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Superintendência de Trânsito fazem intervenções para proporcionar limpeza e segurança aos visitantes. Preparativos são intensificados no local, onde serão celebradas quatro missas em tendas que já estão armadas.
Vendedores de flores e arranjos trabalham desde a manhã desta terça-feira (1º/11)
A Prefeitura de Trindade realizou todos os preparativos no Cemitério Municipal e adjacências para quem for ao local amanhã, Dia de Finados (02/11). As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Superintendência de Trânsito fizeram intervenções para dar conforto e segurança aos visitantes.
Os espaços gramados foram roçados, e corredores limpos. Os bancos da capela estão lavados, e tendas armadas na entrada do cemitério. O trânsito foi interrompido em alguns acessos. Vendedores de flores e arranjos já trabalham desde a manhã desta terça-feira (1º/11).
A Paróquia Divino Pai Eterno agendou missas no local para 8h, 10h, 14h e 16h de quarta-feira. Na Igreja Matriz haverá novenas em cinco horários: 7h, 9h, 12h, 15h e 19h.
Há moradores que limpam lápides, e pintam túmulos para deixar tudo em ordem. “Não quero que ninguém pense que a família dela não liga”, diz Edna Francisca Paula. A filha, Jéssica, morreu em 2018, durante acidente de moto, aos 23 anos.
Acompanhada de uma irmã, Edna já havia feito a limpeza também do túmulo da mãe que fica próximo. “É nossa forma de homenagear quem já se foi”, diziam, as duas.
Com a mesma intenção, o artista plástico e terapeuta Morce Fernandes se dedicou na terça-feira a colar de volta uma placa que soltou do túmulo da sogra Maria Abadia Vieira. “Queria restaurar antes da visita no Finados”, afirma.
Este ano, o Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE) não estabeleceu nenhuma restrição ou recomendação especial relativa à pandemia de Covid-19 para a visitação no Cemitério de Trindade. Conforme o presidente do GOE, Leonardo Izidório, a testagem tem sido feita na UPA do município, e um caso sem gravidade foi confirmado após várias semanas sem nenhum positivo ser registrado.
Pioneiros na venda de flores naturais e de arranjos artificiais para a colocação nos túmulos os amigos Wellinso Benedito e Joana D´Arc esperam repetir as boas vendas de 2021 quando a comoção devido à pandemia levou muita gente a homenagear seus parentes e amigos no Cemitério Municipal.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo