Hoje não há mais espera em Trindade para cirurgias bucais de remoção do siso, biópsias, e em pacientes com necessidades especiais, por exemplo. Iniciativa pioneira, implementada por determinação do prefeito Marden Júnior, também está levando carreta com consultórios odontológicos para Cmeis e escolas municipais para priorizar a saúde bucal infantil. Prefeitura dobrou compras para atender demanda em odontologia
A Prefeitura de Trindade conseguiu zerar a fila de cirurgias bucomaxilofaciais (remoção do siso, biópsias de boca e em pacientes com necessidades especiais, por exemplo). Esta semana também inovou, colocando uma carreta com consultórios para tratamento odontológico infantil nos Cmeis e escolas municipais.
A iniciativa pioneira em Trindade, denominada Programa Saúde na Escola, está sendo implementada por determinação do prefeito Marden Júnior como forma de priorizar a saúde bucal infantil.
Na terça-feira, a carreta estacionou no Cmei Thaise Freire, e só deve deixar o local após concluir o atendimento de todas as crianças. “Ela vai percorrer todos os Cmeis e todas as escolas municipais”, adianta o diretor de Saúde Bucal, Renerson Gomes dos Santos.
No caso das cirurgias, explica ele, que é o responsável técnico pelo setor, houve um esforço das equipes e foi zerada a demanda represada durante os períodos mais críticos da pandemia. “Havia 250 cirurgias, aproximadamente, esperando para serem realizadas, mas hoje o procedimento pode ser feito assim que houver a indicação do profissional”, conta ele.
Estas cirurgias são muito aguardadas pela população, inclusive porque são de alto custo. Conforme o diretor, são raras as cidades da Região Metropolitana de Goiânia e do Estado que conseguiram zerar esta fila de cirurgias bucomaxilofaciais. Em Trindade, o volume de compras para atendimento odontológico foi dobrado este ano.
Atualmente, os pacientes da Rede Municipal de Saúde encontram à disposição 19 equipes espalhadas nas UBSs, além das que atuam também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
O município oferece atendimento em prótese ortodôntica (aparelho para correção), endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), e as cirurgias bucomaxilofaciais.
Relacionadas
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Genro é investigado por dar golpe de R$ 12 milhões na sogra em Goiânia
Funcionário que furtou R$ 1,5 milhão de banco levou dinheiro em caixa