A bancada federal de Goiás se reuniu com o governador Ronaldo Caiado (UB) na noite desta terça-feira (04), em Brasília.
A pauta do encontro foi a reforma tributária proposta pelo Governo Federal e que tramita no Congresso Nacional. A bancada fechou questão com o governador e não vai votar a favor da aprovação do texto do jeito que ele está. Ao final do encontro, o deputado federal Professor Alcides (PL) reafirmou compromisso de votar contra a proposta.
“Hipotecamos o apoio à ideia dele que é, sem dúvida alguma, vetarmos a reforma tributária, ou, pelo menos, prolongarmos a sua votação para que possamos conversar e mudar o texto dessa proposta”, declarou o parlamentar em vídeo gravado junto com o governador e publicado nas suas redes sociais.
Um dos pontos polêmicos é a criação do Conselho Federativo que, segundo Caiado, desestrutura os entes federados (estados e municípios) e tira autonomia financeira dos governadores e prefeitos. Para ele, “isso é mortal” e fere o Pacto Federativo. Caiado agradeceu ao apoio do Professor Alcides e da bancada e explicou seu posicionamento.
“Ninguém é contra o conceito de reforma tributária. Nós somos contra o conteúdo que colocaram lá. Ou seja, querem tirar autonomia de estados e municípios e trazer para Brasília. Isso é inaceitável”.
O governador disse ainda que do jeito que está o contribuinte vai arcar com impostos mais altos.
“Querem aumentar cada vez mais a carga tributária em cima da cesta básica. Cada vez mais desestimular o cidadão a procurar um emprego e ir para a informalidade porque a carga tributária vai aumentar, principalmente para as pessoas mais humildes”. “Isso não é reforma tributária, isso é muito mais uma reforma de poder para concentrar força em Brasília e tirar dos estados e municípios”, alertou Caiado.
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS