Candidato do PL assume compromisso de governo “altamente transparente” e diálogo aberto com a categoria
O candidato à prefeitura de Aparecida de Goiânia, deputado federal Professor Alcides (PL), se reuniu na noite de terça-feira (03/09) com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) para ouvir as demandas da categoria. Durante o encontro, ele se comprometeu a realizar um concurso público na área, criar um plano de cargos e salários, além de um plano de carreira, e promover melhorias na estrutura de trabalho, incluindo a equiparação salarial dos GCMs de Aparecida com os de Goiânia.
Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás (SindGuarda), Ronaldo Ferreira Egídio, e o comandante da Guarda em Aparecida, Weber Júnior. Ronaldo destacou a importância de ouvir o que o candidato planeja para a categoria no município.
Weber Júnior lembrou que Professor Alcides já destinou R$ 1,4 milhão para a Guarda Civil, verba usada para a compra de armamento e equipamentos. “O Professor tem compromisso conosco, por isso eu o apoio. Não podia ser omisso”, afirmou. Ele também reforçou a necessidade de criação do plano de carreira para a categoria.
Em sua fala, Professor Alcides antecipou que pretende realizar mais uma rodada de conversas com a categoria ainda este ano, a fim de aprimorar as propostas de forma colaborativa. Segundo ele, nos primeiros meses de sua administração, caso eleito, será realizado um concurso para a Guarda com provimento de 500 vagas.
O candidato destacou que é fundamental que o poder público demonstre respeito pela categoria por meio de salários justos. Ele pretende, logo no início da gestão, analisar as finanças do município para equiparar os vencimentos dos GCMs de Aparecida com os de Goiânia. “Não teremos dificuldades para sentar e discutir o plano de cargos e salários”, assegurou, destacando seu compromisso com um governo “altamente transparente”.
Professor Alcides também enfatizou a importância da união da categoria – tanto sindicalizados quanto não sindicalizados – e a necessidade de manter um diálogo contínuo com a administração pública. Ele defendeu ainda que o comando da Guarda deve ser ocupado por alguém da própria corporação e que solicitará uma lista tríplice para a escolha do comandante. “Vocês é que devem escolher”, afirmou.
Plano de governo
No plano de governo, Professor Alcides propõe o fortalecimento da Guarda Civil Municipal. Entre suas propostas, está a integração da Guarda junto à comunidade, incentivando a participação cidadã em programas de segurança.
O candidato também pretende investir em inteligência e tecnologia para otimizar o trabalho da corporação, aumentando o uso de câmeras de vigilância e a análise de dados criminais. Outro ponto defendido por Alcides é a oferta de formação contínua para os profissionais de segurança, além da valorização dos agentes.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo