No último dia 24 de Outubro, aconteceu o Global Teacher Prize 2021, premiação internacional que recebeu mais de 200 mil inscrições de 110 países. O evento, que acontece na Índia, existe há uma década com o objetivo de reconhecer mestres que, com iniciativas fora da sala de aula formal, tenham contribuído para o desenvolvimento de alunos e da comunidade. Na ocasião, o professor brasileiro da rede pública, Paulo Magalhães, foi premiado e entrou para o seleto grupo de melhores professores do mundo.
O professor foi reconhecido pelo projeto ”Aula Pública”, que realiza na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo. Ele leva as turmas para conhecerem as ruas e a história do local: ”O maior prêmio é ver a transformação que consegui fazer na região que trabalho, extremamente vulnerável, onde existem cortiços e ocupações irregulares. A violência era muito intensa na escola”, disse Paulo em entrevista para o Portal Metrópoles.
O projeto ”Aula Pública” foi criado em 2010 e foi uma forma que Paulo encontrou de diminuir o abandono escolar, que era muito comum entre os jovens que ensinava. Além de levar os alunos para fora da escola, Paulo ainda trouxe mais livros para dentro da sala de aula. Ele comprava os exemplares com o próprio dinheiro. A cada 15 dias, eram cinco novas obras distribuídas para que os estudantes lesse e trocassem entre os colegas. Agora, ele consegue mais livros a partir de doações de moradores e outros projetos sociais.
Relacionadas
Entregue reforma e ampliação da Unidade Prisional Regional de Mozarlândia
Natal do Bem 2024 recebe um milhão de visitantes em 34 dias
Relator muda regras na PEC do corte de gastos para supersalários