Parceiros visitaram unidades de ensino do Município onde está sendo desenvolvido o programa. Prefeitura, Itagi Agro, Sindicato Rural de Trindade e Sistema Faeg/Senar conhecem primeiros resultados. Cada horta possui 32 metros quadrados. É toda cercada e permite que alunos possam manusear mudas, acompanhar crescimento das plantas e realizar colheita
Equipe da Prefeitura de Trindade e parceiros do Projeto Horta Escolar visitaram, nesta quarta-feira (04/08), unidades de ensino onde o trabalho começou a ser realizado, há 45 dias.
Os parceiros são a Itagi Agro, o Sindicato Rural de Trindade e o Sistema Faeg/Senar.
Cada horta possui 32 metros quadrados. É toda cercada e permite que os alunos possam manusear as mudas, acompanhar o crescimento das plantas e ainda realizar a colheita.
O primeiro local visitado foi o Cmei Joaquina Vicente Braz, no Setor Sol Dourado. A diretora, Magda Batista, falou sobre a importância do projeto para as crianças matriculadas na unidade.
“É um projeto que realmente vem ajudar nossas crianças com a lida com a terra, com as plantas. Tudo isso é um benefício muito grande em termos de aprendizagem”, diz Magda Batista.
A horta da Escola Municipal Padre Antão Jorge, na Vila Redenção, produz muito. Em pouco tempo já foi possível colher verduras e legumes. Agora é esperar a possibilidade de retorno às aulas presenciais para que os alunos também participem do processo desde o plantio à colheita.
Por último, a equipe da Prefeitura de Trindade e os parceiros estiveram na Escola Municipal Maria Dolores, no Setor Renata Parque, Região Leste. O local também já produziu muito desde a implantação do Projeto Horta Escolar.
A empresa Itagi Agro fornece as mudas ou sementes, coloca tela e estacas e ainda disponibiliza profissionais agrônomos para que acompanhem o trabalho em cada local onde a Horta Escolar está instalada.
“Temos uma alegria muito grande de participar, em parceria com a Prefeitura de Trindade, de um projeto como esse que traz mais que educação nas escolas, mas um ensinamento para o povo de Trindade de que o potencial daqui é enorme para diversas culturas”, explica o sócio proprietário da Itagi Agro, Jarley Couto.
O Sistema Faeg/Senar fornece os cursos para que os profissionais da educação possam trabalhar com as Hortas Escolares e repassar os ensinamentos aos alunos.
“Tudo aqui é orgânico e isso é muito importante para a saúde de todos. É uma horta que vai continuar por muito tempo ainda”, pontua a mobilizadora do Sindicato Rural.
“A nossa programação é que todas as escolas do município tenham hortas como essas que visitamos hoje”, destaca o presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo Filho.
“Sem essa parceria que temos aqui com a Itagi Agro, Sindicato Rural, Sistema Faeg/Senar e ainda a Secretaria Municipal de Educação seria impossível colocar em prática esse projeto que beneficia toda da população de Trindade”, conclui Esmeraldo Filho.
Relacionadas
Olimpíada de Robótica reúne estudantes de vários estados em Goiânia
Saúde adota novo sistema de regulação de pacientes
Goiás é o 2º com maior índice de esclarecimento de homicídios