AP – Submarinos nucleares russos partiram para exercícios no Mar de Barents e lançadores de mísseis móveis percorreram florestas de neve na terça-feira na Sibéria, depois que o presidente Vladimir Putin ordenou que as forças nucleares de seu país fossem colocadas em alerta máximo devido as tensões com o Ocidente sobre a invasão na Ucrânia.
A Frota do Norte da Rússia disse em comunicado que vários de seus submarinos nucleares estavam envolvidos em exercícios projetados para “treinar manobras em condições de tempestade”. Ele disse que vários navios de guerra encarregados de proteger a Península de Kola, no noroeste da Rússia, onde várias bases navais estão localizadas, se juntarão às manobras.
Na região de Irkutsk, no leste da Sibéria, unidades das Forças de Mísseis Estratégicos dispersaram os lançadores de mísseis balísticos intercontinentais Yars em florestas para praticar a implantação secreta, disse o Ministério da Defesa em comunicado.
Os militares não disseram se os exercícios estão ligados à ordem de Putin no domingo de colocar as forças nucleares do país em alerta máximo em meio à guerra da Rússia na Ucrânia . Também não ficou claro se os exercícios representaram uma mudança nas atividades normais de treinamento nuclear do país ou na postura.
Relacionadas
Novo RG será obrigatório: confira o prazo e como agendar o seu
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia