O Entorno do Distrito Federal (DF), segunda região mais populosa do estado de Goiás, ganhará um centro comercial para pequenos empreendedores. Nesta quarta-feira (14/08), o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para a construção do Mercadão de Santo Antônio do Descoberto, que terá espaço para 305 bancas, além de uma unidade do Vapt Vupt.
“Vamos transformar a vida dessa cidade, que tem uma cultura de feiras”, afirmou o chefe do Executivo.
“Serão quase 10 mil metros quadrados de área coberta, refrigerada e com o que há de mais moderno para que os feirantes possam comercializar seus produtos.”
O projeto faz parte das ações do Goiás Social, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), para geração de emprego e renda.
De acordo com a pasta, o investimento será de R$ 39 milhões, com previsão de entrega em novembro de 2025. O terreno localizado na região central da cidade foi doado pela prefeitura.
Mercadão Goiano
“Vamos organizar aqui a feira que acredito ser a mais antiga, tradicional, porém a mais desorganizada do Entorno. E vamos mobiliar o espaço para que os mercadores estejam bem equipados, podendo trabalhar com infraestrutura e mais dignidade”, projetou o secretário Joel de Sant’Anna.
“O mercado será o melhor centro comercial que a cidade já teve. Terá autossuficiência em energia, com sistema solar”, pontuou o prefeito, Aleandro Caldato.
“Todas as pessoas sabem o carinho com que nós estamos investindo para dar qualidade de vida a elas. Então, é um momento muito especial para mim, que estive aqui em 2020 e vi que a feira não dava para continuar daquele jeito”, arrematou o governador.
Outras unidades
Além de Santo Antônio do Descoberto, outras unidades dos Mercadões Goianos devem ser construídas em:
- Valparaíso de Goiás,
- Novo Gama,
- Cidade Ocidental,
- Luziânia
- e Planaltina de Goiás.
Em Águas Lindas de Goiás, a primeira unidade do projeto está em fase de acabamento e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. Juntos, os sete espaços vão receber R$ 259 milhões.
A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, explicou que o Governo de Goiás tem dedicado atenção à região.
“O Entorno, antes esquecido, vê mudanças de respeito. Isso muda e movimenta a economia, gera emprego formal. Hoje, a feira só funciona aos finais de semana, mas vai abrir todos os dias. Todos os feirantes serão absorvidos e teremos espaço para mais coisas com qualidade.”
Relacionadas
STF mantém decisão de Fux para impedir apostas com Bolsa Família
Goiás se estrutura como polo de inovação digital no Brasil
“Homem-bomba” do DF tinha a intenção de também eliminar Bolsonaro, diz vice-governadora Celina Leão