Aparecida retoma projeto único no Brasil iniciado em 2018. Diferentemente de outras experiências semelhantes, que abrangem hospitais, no município as ações são centradas nas UPA’s
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançou, na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, com o Hospital Israelita Albert Einstein, uma estratégia para aprimorar a gestão e os serviços prestados à população nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade: Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant.
Serão capacitados e treinados 51 profissionais da SMS em 9 meses com a metodologia Lean Six Sigma para implantação de programa de melhoria contínua com foco na excelência nos atendimentos.
“Fizemos essa parceria com o Einstein retomando um projeto de melhoria contínua do atendimento das nossas UPA’s, algo que já tínhamos feito antes da pandemia com o Hospital Sírio Libanês. O objetivo é fazer com que a jornada dos nossos pacientes seja mais agradável e com maior nível de satisfação dentro da atenção prestada. E tudo garantindo qualidade e segurança ao longo de todos os processos. Agora é arregaçar as mangas e entregar os resultados para a população”, frisou o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
O lançamento foi realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa pelo secretário e pela gerente do Escritório de Excelência Einstein, a médica Luisa Carrillo. O evento reuniu representantes da instituição israelita, como Felipe Piza, diretor geral do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela Prefeitura e administrada pelo Einstein, bem como gestores da SMS. No encontro, foram informados o cronograma e demais detalhes do curso para dar início aos trabalhos do Projeto de Excelência Operacional.
“Nosso propósito é levar, com uma equipe altamente capacitada e experiente, toda essa cultura de excelência e qualidade para fora do Einstein, aprimorando processos, aumentando a produtividade e reduzindo custos com um treinamento intenso e detalhado. Esse é um modelo comprovadamente muito bom para o Sistema de Saúde”, destacou Luisa Carrillo.
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, detalhou que o curso contará com encontros presenciais e on-line, reuniões mensais sobre o andamento dos projetos e os seus resultados, bem como com monitoramento constante pela SMS e pela equipe de Excelência Operacional do Einstein. Ele ainda lembrou que “na nossa primeira parceria, semelhante a essa, com o Hospital Sirio-Libanês, implantamos o projeto Lean nas UPA’s, que reduziu em mais de 100% o tempo de espera dos pacientes por atendimento. Agora vamos avançar mais”.
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