A plataforma goias.gov.br concentra em um único endereço eletrônico um total de 121 serviços públicos, informações e notícias, entre outros itens. O portal é mais leve e permite navegação com agilidade
Goiás centralizou e modernizou o atendimento digital ao cidadão com a entrega de um portal único do governo estadual, acessível pelo endereço eletrônico goias.gov.br.
A nova plataforma, lançada nesta terça-feira (12), incorpora 121 serviços do Expresso e simplifica o acesso a informações institucionais, notícias e conteúdo de programas, entre outros itens. Além disso, representa um importante avanço na transparência das ações do poder público.
“São dois pontos importantes que o governador Ronaldo Caiado (UB) impõe, que são a transparência e a excelência. O novo portal é muito relevante pelo seu aperfeiçoamento tecnológico, com uma interface mais simples e intuitiva”, afirmou o secretário de Estado de Comunicação, Gean Carvalho.
A novidade foi desenvolvida pela área de tecnologia da Secretaria-Geral do Governo (SGG), em conjunto com a Pasta, e teve como uma de suas inspirações o portal único do governo federal, o gov.br, criado em 2019.
O goias.gov.br disponibiliza acesso a ouvidoria, diário oficial, legislação, vídeos institucionais, agenda do governador, aplicativo Mulher Segura e materiais especiais elaborados pela equipe de comunicação do governo. Serviços, como Vapt Vupt, Ipasgo e Detran, ocupam espaço de destaque.
“Tudo foi desenhado com as melhores práticas que existem no mercado, oferecendo uma experiência personalizada”, destacou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Nesta primeira etapa, estão incluídos a Secretaria de Comunicação, a Secretaria-Geral de Governo, a Goiás Turismo e o Detran. Já os demais sites institucionais do Estado serão integrados ao portal até janeiro do ano que vem. A proposta está alinhada com o projeto de Transformação Digital do governo e com a Lei estadual nº 20.846, de 2020, que trata da simplificação do atendimento ao cidadão.
Outra vantagem do novo portal trata-se da maior agilidade na navegação por parte do usuário, devido à sua leveza e rapidez de carregamento, o que significa menor consumo de dados.
Fonte: Goias365
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025