No próximo dia 1º, os moradores de Senador Canedo irão às urnas para escolher seus representantes no Conselho Tutelar, gestão 2024-2028.
Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Senador Canedo, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) para participar do processo de lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia das eleições dos membros dos Conselhos Tutelares.
Com o objetivo de manter a transparência e entender como a atividade funciona, estiveram presentes o Presidente da Comissão Eleitoral, Renato Cardoso, e o membro do CMDCA que também compõe a Comissão Eleitoral, Paolo Finardi.
A visita foi realizada para garantir a credibilidade e confiabilidade do processo eleitoral. Segundo o chefe da Sessão de Voto Informatizado do TRE, Cleyton Melo, é muito importante as pessoas comparecerem, pois isso demonstra a transparência e a segurança por trás das eleições. Cleyton explicou também como o processo é realizado: “Nesse momento, estamos inserindo os dados dos candidatos, inserimos os cartões de memória e realizamos todos os testes para que elas possam funcionar somente no dia 1º de outubro, a partir das 07h30”., acrescentou.
Renato Cardoso, Presidente da comissão eleitoral, destacou a importância de participar desse momento: “Nós viemos aqui e fomos bem recebidos pelo TRE, eles mostraram que o processo é verídico e inviolável, acompanhamos tudo e vimos como funciona.”, disse.
Já para Paolo Finardi, o dia foi muito importante, pois ele conseguiu ver de perto como tudo funciona.
Apesar de serem lacradas agora, as urnas só serão retiradas do local no dia 29, conforme o cronograma estabelecido para cada conselho municipal.
Os Conselhos Tutelares desempenham um papel crucial na sociedade, atuando como defensores dos direitos das crianças e adolescentes, zelando por seu desenvolvimento saudável, protegendo-os de situações de risco e garantindo que suas vozes sejam ouvidas.
As eleições acontecem no dia 1° de outubro, das 08h às 17h, e para conferir o local de votação, basta acessar o link:
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo