Documento estabelece planejamento para atuação em emergências, garantindo proteção. para a comunidade
Para garantir a segurança e operacionalidade do setor de serviços de combustíveis, Senador Canedo tem o Plano de Contingência – PLANCON. O documento que estabelece ações de proteção e defesa civil, em casos de eventos extremos. Nele, estão quantificados todos os recursos disponíveis para respostas às emergências. Como proteção de pessoas, animais, planejamento de atuação com mapeamento de rotas de fugas, abrigos e pontos de apoio.
O Plano de Contingência (PLANCON) é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre e organiza as ações de preparação e resposta. “É um planejamento de resposta, que elaborado na normalidade, com a definição de procedimentos, ações e decisões que serão tomadas em caso de eventos extremos”, frisa Adriano Barcelos, coordenador geral da Defesa Civil de Senador Canedo.
O município de Senador Canedo abriga o maior Polo Petroquímico da Região Centro-Oeste, entre elas as empresas distribuidoras de combustíveis, a subsidiária da Petrobrás, Transpetro. Um terminal responsável pela distribuição de gás e demais combustíveis derivados de petróleo e álcool. Devido a isso é grande o número de caminhões tanques que circulam na cidade. “Para a proteção das pessoas e do meio-ambiente, devido à presença de um Polo Petroquímico e alta concentração de caminhões que carregam produtos inflamáveis e perigosos na cidade, temos um Plano de Atuação Mútua, que envolve estas empresas, poder público e os órgãos de segurança. E a partir deste temos um Plano de Contingência para ações rápidas em casos de desastres, pontua major Charles Xavier, comandante dos Bombeiros.
Plancon – O Plano identifica e quantifica os recursos humanos, materiais, e financeiros, equipamentos, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta às emergências e como serão mobilizados. Por isso a importância da revisão de planos existentes, legislação federal, estadual e municipal, normas administrativas, planos aplicáveis às áreas de risco e áreas vizinhas, convênios, acordos de cooperação, entre outros. O documento está publicado no site oficial da Prefeitura de Senador Canedo, para consulta da população, que pode contribuir com sugestões.
O PLANCON descreve como as pessoas e animais domésticos poderão ser evacuados durante um evento extremo, e as rotas de fuga que são traçadas levando em consideração o cenário de risco, além do mapeamento da população vulnerável. É necessário definir as rotas para que, no momento de emergência, a população saiba para quais locais devem seguir e quais vias devem ser utilizadas, além dos pontos de encontro, de apoio e de abrigo.
O plano é um documento dinâmico que deve ser revisado e atualizado para garantir a eficácia e operacionalidade ao longo do tempo. Este processo de melhoria implica na revisão periódica e sistemática, uma vez ao ano, e processo de complementação do planejamento visando à adoção de procedimentos operacionais padronizados para a atuação dos órgãos e instituições envolvidos.
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia