As tatuagens já foram sinônimo de rebeldia, mas não é novidade que os tatuadores devem seguir sérias regras de higiene para garantir a saúde do seu cliente. E, visando aumentar esta segurança na saúde, a União Europeia (UE) proibiu o uso de tintas coloridas para tatuagens.
A proibição entrará em vigor a partir desta terça-feira (4) e foi instaurada pelo Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês) da União Europeia.
De acordo com o jornal Metro, o REACH proibiu mais de 4 mil produtos químicos diferentes que normalmente são encontrados nas tintas coloridas para tatuagem e podem estar relacionados a “câncer ou mutações genéticas”.
O REACH reforçou que a proibição não é com intuito de criminalizar as tatuagens e sim garantir maior segurança para as pessoas que optem por ter uma tatuagem colorida ou maquiagens definitivas, tendo em vista que as tintas utilizadas atualmente são fabricadas seguindo o mesmo padrão.
Os tatuadores europeus estão apreensivos pois devem dispensar clientes que vão procurar tatuagens com pigmentos coloridos. Enquanto isso, os distribuidores e fabricantes das tintas estão procurando alternativas para substituir os pigmentos.
Relacionadas
Mãe denuncia entrega de pirulito supostamente envenenado para criança
Vídeo mostra momento em que homem detona explosivos em frente ao STF
Caiado culpa Lula por explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes