O piloto de um voo da Latam tentou pousar no aeroporto errado hoje (14) após relatar divergência no GPS, sistema de navegação por satélites. A situação foi corrigida por um controlador de voo, que alertou o piloto do erro. A aeronave, um Airbus A320, fazia o voo LA4640, entre o aeroporto de Guarulhos e São José do Rio Preto. A bordo havia 110 passageiros.
O controlador então alerta que na verdade a pista para a qual a aeronave estava se aproximando era a de Catanduva, onde a altitude do avião chegou a 800 metros, segundo o FlightRadar24. A pista de Catanduva tem 985 metros, tamanho insuficiente para receber um Airbus A320 com passageiros e carga. Uma aeronave desse porte poderia não parar a tempo na pista caso pousasse no local; ao final dos dois lados da pista há ruas.
🎥 Avião da Latam erra pista e, por um triz, torre evita tragédia em SP
Após erro, pilotos estavam prestes a pousar em aeroporto cuja pista não comporta aeronaves como o Airbus que havia partido de Guarulhos
Leia na coluna de @rodrigo_rangel: https://t.co/rRc6P5ATEs pic.twitter.com/HrM8NCUlOm
— Metrópoles (@Metropoles) November 14, 2023
Quem estava em terra perto da pista do aeroporto de Catanduva, estranhou a aproximação do Airbus da Latam.
“Rapaz, cara! Um Airbus aqui? ‘Ô loco’! O que é isso?”, diz um homem em um vídeo que mostra o avião da Latam já recuperando a altitude para seguir viagem até o destino certo.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo