O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que o governo Trump pretende reforçar a presença americana na América Latina, especialmente no Canal do Panamá, em resposta ao que classificou como um avanço estratégico da China na região. A declaração foi feita em entrevista à emissora Fox News, que foi ao ar na última quinta-feira (10/4).
Hegseth criticou a postura de administrações anteriores, em especial a do ex-presidente Barack Obama, alegando que os Estados Unidos deixaram de dar atenção à América do Sul e Central, o que teria facilitado a entrada da China por meio de investimentos e acordos com governos locais. “O presidente Trump disse ‘não mais’, vamos recuperar o nosso quintal”, afirmou.
“É estratégico. O governo Obama tirou os olhos da bola e deixou a China tomar toda América do Sul e Central, com sua influência econômica e cultural, fazendo acordos com governos locais de infraestrutura ruim, vigilância e endividamento. O presidente Trump disse ‘não mais’, vamos recuperar o nosso quintal”, disse Hegseth”.
A fala ocorreu após uma visita oficial de Hegseth ao Panamá, onde se reuniu com o presidente José Raúl Mulino. Os dois discutiram temas de segurança e possíveis mudanças nas tarifas cobradas dos navios de guerra americanos que atravessam o canal, considerado estratégico tanto para os EUA quanto para o comércio global. A via movimenta cerca de 40% do tráfego de contêineres dos Estados Unidos e 5% do comércio mundial.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Homem é morto e devorado por onça no Pantanal
China deve produzir mais da metade de robôs do mundo em 2025
Corpo de piloto desaparecido é encontrado no Pará