Turistas e moradores que passaram o Ano-Novo nas praias do Guarujá, no litoral paulista, foram às redes sociais nos últimos dias reclamar de problemas de intoxicação. A maioria deles dizem estar sofrendo com sintomas gastrointestinais, como diarreias, vômitos, dores no corpo e enjoo.
O problema, que começou ainda no fim de semana (29/12), está afetando o abastecimento de medicamentos. A Prefeitura da cidade confirmou que houve um aumento nos casos de virose no mês de dezembro, quando aconteceram 2.064 atendimentos, mas não informou a quantidade de pacientes com este diagnóstico no perído de festas.
Contatadas pelo Metrópoles, duas farmácias do centro da cidade relataram falta de remédios para enjoo e água mineral entre os dias 31 e 1º devido à explosão da demanda.
O surto também aumentou a procura por atendimento médico e lotou hospitais e prontos-socorros da cidade.
Para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o horário de atendimento em três Unidades Básicas de Saúde, que estão abertas de 7h às 22h. Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) continuam funcionando 24 horas.
O aumento nos casos de virose no Guarujá apontam para possíveis problemas de contaminação da água do litoral paulista. O Boletim de Balneabilidade da Cetesb classifica duas praias da cidade, de Enseada e Perequê, como impróprias para banho desde o dia 29 de dezembro.
Além do Guarujá, turistas que estiveram em Itanhaém e outras cidades da Baixada Santista também relataram pelas redes sociais os mesmos problemas de contaminação.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá disse que “o aumento no número de casos desse tipo é comum nesta época do ano, levando em consideração diversos fatores, como: temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com alimentação”.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Jornalista André Marques pede socorro nas redes sociais após crise pulmonar. Veja o vídeo!
Partido político abre as portas para Gusttavo Lima ser candidato a presidente do Brasil
Jogador do Corinthians mata motociclista ao dirigir bêbado na Argentina