ANSA – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, anunciou hoje (10) que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordou em apoiar a candidatura da Suécia para ingressar na aliança militar.
“Tenho o prazer de anunciar que o presidente Erdogan concordou em permitir que a Suécia ingresse na Otan o mais rápido possível”, declarou Stoltenberg, no final do encontro trilateral com Erdogan e o premiê sueco, Ulf Kristersson, na véspera de uma cúpula da Otan na Lituânia.
O anúncio representa uma reviravolta na postura do líder turco, tendo em vista que ele havia sugerido que a Suécia só poderia entrar na Otan após seu país ser aceito na União Europeia. Além disso, ele travava o acordo desde 2022 devido a uma série de preocupações.
“Conseguimos conciliar as preocupações da Turquia e da Suécia, agora no texto acordado avançamos sobre como implementar a luta contra o terrorismo, trabalhar juntos como aliados e garantir que as restrições sobre as exportações de armas de Estocolmo para Ancara foram removidas”, explicou Stoltenberg, acrescentando que “será criado na Otan um coordenador especial para a luta contra o terrorismo”.
O secretário-geral da Otan reforçou que “hoje é um dia histórico” e tem “um compromisso claro de Ancara de apresentar a ratificação da Suécia ao Parlamento o mais rápido possível”.
Relacionadas
Morre apóstolo Rina, líder da Igreja Bola de Neve, após grave acidente
Depois de xingar Musk, Janja cancela participação em evento
Presidente Vladimir Putin: “Usaremos armas NUCLEARES se um míssil inimigo for lançado em direção à Rússia”