As forças armadas da Ucrânia abateram mais um avião radar da Rússia, uma versão modificada do conhecido Ilyushin IL-76. A aeronave remodelada é um Beriev A-50, uma versão altamente modificada do famoso cargueiro, com um radar de detecção aérea instalado em cima da fuselagem. Até o momento, não foi confirmado se o A-50 foi abatido por um caça ucraniano ou por algum sistema de defesa aérea, mas seus destroços caíram na região de Krasnodar, perto do Mar de Azov e vizinho à Criméia.
Esta região nunca pertenceu à Ucrânia e sempre foi território russo, condizente com a missão do A-50 que é de alerta aéreo antecipado, servindo para detectar aviões e mísseis inimigos, operando próximo da fronteira mas ainda longe da área onde o conflito terrestre acontece. Moradores viram uma bola de fogo caindo no céu e vários pedaços de aeronave se despedaçando, sendo que parte dos destroços foram encontrados por um homem russo no seu quintal.
Logo depois, o Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou o abatimento da aeronave. Com isso as forças russas têm agora em torno de 10 aviões A-50 em operação, considerando a perda de outro avião do modelo no início deste ano.
Fonte: Aeroin
7iixvw