A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou nessa terça-feira (23/4) uma instalação para a criação de suínos para a produção de órgãos geneticamente modificados e compatíveis para o transplante em humanos. É o primeiro laboratório de biotecnologia avançada desse tipo no país, de acordo com a universidade.
O biotério é localizado na Cidade Universitária, no Butantã, na zona oeste de São Paulo. Segundo a USP, o laboratório, chamado de pig facility pelos cientistas, faz parte do projeto Xeno BR, uma iniciativa pioneira na América Latina voltada à pesquisa de produção de órgãos em animais para transplante em humanos, conhecido como xenotransplante.
O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador do projeto, Silvano Raia, defende que o transplante de órgãos de outras espécies em humanos pode contribuir para diminuir a fila de pacientes à espera de um órgão e salvar vidas.
“A importância desse projeto, capaz de atender à demanda reprimida de órgãos para transplante, pode ser avaliada sabendo-se que, em 2022, faleceram no Brasil sete inscritos por dia à espera do procedimento, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos”, explicou o professor.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Rejeição à prmeira-dama Janja dispara no Brasil
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF