Na terça-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na Base Aérea do Galeão (BAGL), uma cerimônia que marcou o recebimento da primeira aeronave designada KC-30, que foi registrado como FAB-2901. O AEROIN esteve presente na importante cerimônia e a documenta através de uma sequência de fotos e vídeos.
O grande jato, do modelo Airbus A330-200, é também o maior já operado pela FAB em sua história. Sua chegada é fruto de um processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade até outubro.
Seu emprego na força será o de realizar ações estratégicas de multi-propósito (MRTT), incluindo Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária, entre outros. Além disso, o KC-30 supre uma carência operacional de anos.
A cerimônia
Durante a manhã, diversas autoridades ocuparam as dependências da BAGL, dentre elas, membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; bem como demais autoridades civis e militares. O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
Em discurso aos presentes, transmitido ao vivo pela FAB, o Comandante lembrou que jamais teve dúvida de que seria realizado o sonho de ter novamente aeronaves no Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário.
“O que seria este momento para cada um de nós que celebramos a incorporação desta bela aeronave à Força Aérea Brasileira, que não a consecução de um sonho coletivo, vivido por todos nós que compreendemos a importância de uma plataforma estratégica de transporte de cargas e de pessoal e de abastecimento em voo, inexistente em nossa frota pelos últimos 10 anos. Sim, um sonho que não foi apenas dos corsários do 2º/2º Grupo de Transporte, unidade que viu suas aeronaves KC-137 serem abruptamente desativadas e o leasing do FAB-2900 ser descontinuado. Sim, um sonho que eu e tantos outros dentro e fora da FAB jamais deixamos de sonhar”, disse o Comandante.
Durante a cerimônia, conforme visto no vídeo abaixo, o novo KC-30, já na característica cor cinza, realizou sua primeira aparição aos presentes com uma passagem baixa sobre a Base Aérea do Galeão, acompanhado de dois caças F-5M em sua ala. Em seguida, sobrevoaram o evento o KC-390 Millennium, escoltado pelos C-99; o C-105 Amazonas, escoltado pelos C-130 Hércules; e o C-97 Brasília, escoltado pelos C-95M Bandeirante.
Após sua passagem, a aeronave realizou o pouso e taxiou até o local da cerimônia, onde foram realizadas as boas-vindas com o tradicional batismo dos bombeiros.
O Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Barros Franco de Campos, entregou a chave simbólica do FAB-2901 ao Comandante da Aeronáutica e participou do batismo com champanhe, uma forma tradicional da aviação para simbolizar o recebimento de uma aeronave nova. Em suas palavras, falou sobre a parceria com a Instituição.
“A Azul tem um DNA de ser uma empresa verdadeiramente brasileira. Para nós, a importância da parceria com a FAB reflete um pouco deste DNA. Desde a sua fundação ela vem trabalhando para servir ao Brasil, conectando cidades brasileiras, indo além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, explorando os rincões do nosso país, tal qual a missão da FAB. A entrega da aeronave demonstra a importância dessa parceria. Ela estava servindo ao Brasil de uma maneira civil, agora passa a cumprir mais uma missão pelo nosso país junto à FAB”, disse Campos.
Abaixo, uma coletânea de fotos desse momento histórico para a aviação militar brasileira. Nos próximos meses, essa aeronave, assim como uma segunda, devem ser adaptadas par a função MRTT.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025