Há exatos dois anos, em janeiro de 2022, o AEROIN apresentou a polêmica gerada por um empresário após ter colocado, em setembro de 2021, um avião à beira de um penhasco para se tornar uma atração turística.
Naquele momento, diversas mídias da Indonésia e do resto do mundo relatavam a colocação da aeronave Boeing 737 no local com vista, de muito alto, para a praia de Nyang Nyang, no sul de Bali.
Conforme descrito pelo portal detik travel, Felix Demin, um empresário russo residente em Bali, comprou o avião de um ferro-velho na China e o dividiu em várias partes para transporte e remontagem no penhasco na Indonésia.
Após o envio, uma equipe de trabalhadores levou uma semana para remontar o avião no local definido, para ser transformado em uma hospedagem de luxo. E então surgiu a polêmica.
As regras de zoneamento de recuo de Bali estipulavam que construções em um penhasco oceânico ou talude de rio deveriam estar localizados pelo menos tão longe da borda quanto a altura da face do penhasco correspondente, o que definitivamente não acontece com o Boeing 737.
Demin afirmava que tinha as autorizações e licenças necessárias para montar e operar a fuselagem do Boeing como local de acomodação. E segundo o portal local, as afirmações de legalidade de Demin pareciam ser endossadas pelo silêncio dos oficiais de zoneamento da província, diante da bem divulgada “aterrissagem” do avião em um local que se destacaria em uma das paisagens marítimas mais belas da ilha.
O empresário defendia o projeto sob a justificativa de que a presença do avião ajudaria a revitalizar a indústria do turismo de Bali, que estava em crise desde o início da pandemia da Covid-19, que atingiu o país nos últimos dias de 2019.
Menos silenciosa, no entanto, era a resposta da crítica nas redes sociais, que via o avião como uma monstruosidade que só prejudicaria a imagem global de Bali. O público aguardava mais detalhes sobre o uso proposto da aeronave no penhasco da praia de Nyang Nyang, enquanto decidia se o projeto se tornaria a mais nova “atração” ou “distração” turística de Bali.
E agora, o incrível resultado mostra que, independente das críticas, o projeto foi de fato levado adiante e já começa a se destacar em fotos e vídeos por redes sociais em todo o mundo. Até mesmo uma cerimônia de casamento já foi realizada no local neste começo de 2024.
A seguir, veja alguns vídeos dessa singular opção de acomodação turística:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo