Tem novidade chegando nas rodovias do Brasil. Os radares de velocidade média representam uma inovação no monitoramento de infrações de trânsito, primariamente utilizados para calcular a velocidade média de veículos em determinado percurso. Ao contrário do radar tradicional, que registra a velocidade momentânea, essa tecnologia considera o tempo total gasto entre dois pontos específicos da estrada.
Esse tipo de fiscalização já é comum em alguns países europeus, como Itália e Holanda, onde os resultados na redução de acidentes têm sido promissores. A presença desses radares no Brasil ainda é incipiente, mas eles prometem promover uma direção mais prudente e responsável nas rodovias.
Como operam os radares de velocidade média?
Os radares de velocidade média operam em dupla. O sistema exige a instalação de, no mínimo, dois dispositivos ao longo da via. Quando o veículo passa pelo primeiro radar, seu tempo é registrado. Posteriormente, ao cruzar o segundo radar, é calculado o tempo total necessário para percorrer a distância entre os dois pontos.
Os radares de velocidade média no Brasil ainda estão em fase experimental. A primeira instalação foi realizada na BR-050, em Uberaba (MG), mas ainda há um caminho a percorrer antes que a tecnologia se torne amplamente aplicável e comece a aplicar multas aos infratores.
Durante este período de testes, a coleta de dados é essencial para avaliar a eficácia e a viabilidade da operação contínua desses dispositivos nas estradas brasileiras. As expectativas são de que, após essa fase inicial, a tecnologia se expanda para outras regiões do país.
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