A Força Aérea Bolivariana da Venezuela (FANB) abateu ontem (14) um avião com matrícula brasileira que entrou no seu espaço aéreo.
Exercendo os planos de segurança e defesa da Venezuela, em 14 de julho, diante da suspeita de violação do espaço aéreo por parte de uma aeronave, foi ativado o Plano de Alerta Antecipada.
Assim, foi ordenado o desdobramento dos meios aéreos e terrestres da FANB em missões de assistência, reconhecimento, busca e localização de alvos de interesse, com a consequente detecção nos radares do CODAI e FIR Maiquetia da entrada ilegal de um vetor em voo baixo, em flagrante violação da soberania.
Ao realizar a localização, foram realizados os procedimentos para persuadi-lo e ordená-lo a aterrissar em acompanhamento, mas a aeronave ignorou as ordens, tentando evadir as aeronaves de combate F-16A Fighting Falcon da FANB realizando manobras de evasão em voo em baixa altura até executar um pouso forçado em uma plantação nas proximidades de Turen, no estado de Portuguesa, caindo em seguida.
De acordo com as informações obtidas pelas unidades terrestres de reconhecimento, no local dos fatos foi obtido o seguinte levantamento: uma aeronave do tipo Piper PA-34-200T Seneca II matrícula PR-RP. Além disso, ao lado da aeronave foi encontrado um tripulante falecido e rastros de interesse criminalístico como um passaporte de nacionalidade mexicana, licença de voo norte-americana e outros materiais que vinculam essa aeronave ao narcotráfico.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia