Venezuela classifica apreensão de avião pelos EUA como “roubo”

O regime de Nicolás Maduro classificou hoje (7) como “roubo descarado” a apreensão de uma aeronave de propriedade venezuelana na República Dominicana, executada pelo governo dos Estados Unidos por supostas violações das leis de controle de exportação e sanções americanas.

“A Venezuela denuncia perante o mundo o roubo descarado de uma aeronave de propriedade da nação venezuelana, executado por ordem do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio”, comunicou no Telegram o Ministério das Relações Exteriores venezuelano.

A pasta argumentou que esse “ataque” contra a Venezuela mostra que Rubio “nada mais é do que um criminoso disfarçado de político, usando sua posição para saquear e pilhar” o país de “seus ativos”. “Seu ódio o torna um criminoso internacional, capaz de violar qualquer regra para prejudicar nosso país”, acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou ainda que a Venezuela tomará todas as “medidas necessárias” para denunciar o “roubo” e exigir a devolução imediata da aeronave.

Em nota, o Departamento de Justiça dos EUA disse que a aeronave estava em solo dominicano para uma manutenção que estaria sendo feita com peças de fabricação americana, o que violaria a lei dos EUA pelo fato de a PDVSA (Petróleos de Venezuela SA) ser sancionada por Washington. A aeronave seia usada também por autoridades do regime, entre elas o próprio Maduro e sua vice, Delcy Rodríguez.

Ainda segundo o governo americano, a aeronave foi comprada pela petroleira nos EUA em 2017 e levada para a Venezuela. Desde então, foi reparada em várias ocasiões com peças americanas, como conjunto de freios, displays eletrônicos de voo e computadores de gerenciamento.

Em 2019, durante seu primeiro governo, Trump emitiu uma ordem proibindo empresas e cidadãos americanos de fazerem transações com a PDVSA.

Há poucos meses, também na República Dominicana mas ainda sob o governo de Joe Biden nos EUA, outra aeronave venezuelana havia sido apreendida por Washington em circunstâncias semelhantes.