O vice-governador destacou ao ministro a importância da finalização do Anel Viário da Região Metropolitana, que se encontra paralisado há seis anos por problemas gerados com a concessão, por parte do Governo Federal, da BR-153 à empresa Triunfo Concebra, que deixou de executar inúmeras obras previstas para esta via.
“Não podemos mais adiar a resolução desse problema, pois o trecho é todo urbano, já que passa por Goiânia e Aparecida de Goiânia, e gera transtornos para o trânsito da região. A BR está intransitável e representa perigo, inclusive de morte, para a população local”, pontuou Daniel Vilela.
O ministro Renan Filho sinalizou que esta questão deve ser resolvida com celeridade a partir da reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá com governadores de todo país no dia 27 de janeiro. A partir desta data, o Governo Federal deve focar esforços e recursos em pelo menos três grandes obras de cada estado – uma na área da Infraestrutura, outra na Educação e a terceira, Saúde. Ainda assim, o ministro, que tinha reunião agendada com Lula para às 15 horas desta quinta-feira, garantiu que anteciparia os pleitos de Goiás.
Região Sudoeste
Quanto ao Anel Viário de Jataí, Daniel Vilela, Pedro Sales e Lucas Vissotto reforçaram a Renan Filho que se trata de uma obra de suma importância para a Região Sudoeste de Goiás. “Está praticamente pronto, basta correção de problema estrutural que pode ser sanado em 90 dias”, explicou o vice-governador.
O ministro explicou que a obra será colocada como prioridade para entrega nos primeiros 100 dias do governo Lula. Além disso, Renan Filho destacou que o Anel Viário de Aragarças, no Vale do Araguaia, também está no radar do Governo Federal e deve avançar.
“A finalização de obras paralisadas é uma das nossas prioridades. Não vejo como difícil resolver as demandas de Goiás. Pelo contrário. Conte comigo, as portas do ministério estão sempre abertas”, garantiu O ministro.
Federalizações
Entre as demandas apresentadas pela comitiva goiana, também está a federalização das rodovias GO 010, 030 e 070. De acordo com Pedro Sales, que foi presidente da Goinfra e que agora responde pela Agehab, todas são trechos que se interligam com BRs, o que justificaria a futura gestão do Governo Federal.
“O governador Ronaldo Caiado já tinha uma demanda com o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) neste sentido e trouxemos algumas propostas de federalizações, de rodovias que são estaduais e passariam a federais. Mostramos preocupações com algumas obras que precisam ser retomadas. O ministro conheceu o panorama de Goiás”, explicou Pedro Sales.
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