— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 26, 2023
Na manhã desta sexta-feira (26), um grave acidente foi registrado, após um Airbus A321 ter uma das portas de emergência propositalmente aberta durante um voo comercial, causando ferimentos em diversos passageiros. A ocorrência se desenvolveu a bordo do Airbus A321-200 da Asiana Airlines, registrado sob a matrícula HL8256, quando realizando o voo OZ-8124 de Jeju para Daegu, ambas localidades na Coreia do Sul.
Entre as 194 pessoas a bordo estavam 48 atletas do ensino fundamental e médio programados para competir em um evento esportivo nacional no sábado (27) na cidade vizinha de Ulsan.
Segundo reporta o The Aviation Herald, durante a descida para o destino, uma saída de emergência à esquerda se abriu causando ferimentos em alguns passageiros. A escorregadeira inflável alojada embaixo da porta de emergência foi acionada e arrancada pela corrente de ar durante o voo.
Alguns aviões são equipados com sensores de velocidade que bloqueiam as portas das aeronaves até que o avião esteja abaixo de uma certa velocidade, mas esse mecanismo de segurança não está presente em todos os jatos comerciais.
A aeronave continuou para um pouso seguro na pista 13R do Aeroporto Internacional de Daegu e cerca de 12 passageiros foram levados para um hospital com dificuldades respiratórias. Abaixo pode-se assistir um vídeo gravado por um dos passageiros a bordo, mostrando a referida porta aberta e a grande movimentação de ar no interior da aeronave.
De acordo com informações preliminares da mídia local, um passageiro de 33 anos, sentado ao lado, foi preso por supostamente abrir a porta intencionalmente. Já a companhia aérea informou que as autoridades estão investigando um homem que estava sentado próximo à saída de emergência e disse que estava tocando a alavanca.
Testemunhas revelaram que o suspeito tentou pular para fora após abrir a porta. Os comissários de bordo gritaram por ajuda dos passageiros e as pessoas ao redor se agarraram a ele e o puxaram para dentro. A polícia disse que ele não estava bêbado no momento da detenção, mas permaneceu em silêncio sobre o motivo.
Um dos passageiros a bordo relatou a situação de urgência dentro do avião: “Dois a três minutos após o anúncio do pouso, de repente senti o ar dentro da aeronave sendo sugado“, disse ele. “Após o pouso, olhei para a saída de emergência e vi um comissário de bordo e vários passageiros segurando um homem que teria aberto a saída”, disse ele.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS