Um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) comprovou uma redução de sintomas para pacientes com covid-19 leve ou moderada associada a duas moléculas presentes em xaropes expectorantes.
A pesquisa, em parceria com outras universidades, foi publicada na revista Translational Medicine: Open Acess. Os pesquisadores destacam a presença da bromexina e a N-acetilcisteína e o seu potencial de tratamento contra a infecção. Ambas são princípios ativos em medicamentos que auxiliam na expectoração.
Entre os achados, o tratamento que utilizava a junção da bromexina e da N-acetilcisteína (NAC) viu a redução da febre em comparação aos pacientes com uso exclusivo do NAC ou do placebo. Outra comparação com o grupo placebo viu uma redução aproximada de 39% dos sintomas de covid-19.
O trabalho também foi assinado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP) e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP).
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia