O México é o último passo para os migrantes nicaragüenses que realizam a viagem em situação irregular aos Estados Unidos e esta semana a organização Comunidade da Nicarágua do Texas (TNM ) confirmou que há pelo menos 250 denúncias de desaparecimento perante o Instituto Nacional de Migração do México.
“Atenção nicaragüenses, o número de compatriotas nesta situação (desaparecidos) ultrapassou 250 pessoas. As famílias que desapareceram devido à migração são orientadas a escrever um e-mail ou ligar para esses números para fazer as denúncias”, apontam os responsáveis do TNM em sua página no Facebook.
Na mensagem da organização, eles lembram que você pode escrever para o e-mail [email protected] ou ligar para o número de telefone 555387 2400 ramais 18150 ou 18016.
Por outro lado, o Instituto Nacional de Migração e a polícia conseguiram identificar vários nicaraguenses em situação migratória irregular em três partes do país, nos constantes controles migratórios que têm a missão de tentar impedir a permanência irregular de migrantes que viajam para o Estados Unidos.
Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, informaram que em Quintana Roo encontraram 354 pessoas, incluindo nicaraguenses, embora não tenham especificado o número exato, enquanto na véspera em Puebla, na Rodovia Córdoba, conseguiram identificar um veículo com 30 estrangeiros e destes 13 eram da Nicarágua, 8 de Honduras, 7 da Guatemala, 1 de Cuba e 1 do Equador.
Relacionadas
Alok doa R$ 1 milhão ao novo hospital oncológico de Goiás
Após separação, ex-BBB explica vício em jogos de azar: ‘Perdi minha família e minha casa’
Natal: preços de presentes apresentam variação de mais de 184%