Se você sempre se pergunta por que insetos e outros animais adoram invadir o seu banheiro, a resposta é simples: umidade. Mas quando o assunto é a privada, a coisa fica realmente séria, afinal de contas nem todo mundo sabe muito bem qual é a melhor maneira de limpá-la. Muitas vezes, a descarga não é suficiente para mandar a sujeira embora, uma vez que ela deixa resíduos que podem chamar a atenção de convidados que não são bem-vindos.
Pensando nisso, o site listou alguns animais que podem entrar no encanamento e sair pela privada e o que você pode fazer para evitar que isso aconteça.
1. Cobras
Em geral, cobras gostam de lugares frios, úmidos e escuros, e é por isso que o encanamento do banheiro pode ser interessante para elas, sobretudo porque algumas se alimentam dos restos de comida que podem se acumular nesses locais. Acontece que muitas vezes o caminho de saída acaba sendo justamente os canos que vão até o vaso sanitário. Mas se você vive em regiões frias, não tenha medo, em geral as cobras costumam aparecer em vasos sanitários de países mais quentes.
Além disso, geralmente as cobras que entram em canos e fossas de conexão são inofensivas. Além de mais finas — por isso conseguem se enfiar nesses locais -, elas não costumam ser venenosas. Contudo, há casos de cobras maiores que já apareceram em banheiros de pessoas na Austrália e em partes da América do Sul.
2. Ratos
Assim como as cobras, os ratos também vivem procurando comida, e o encanamento também pode chamar a atenção deles. Nas casas em que o vaso sanitário e o sistema de trituração de lixo acabam nos mesmos canos, os ratos costumam entrar mais facilmente. Como sua anatomia é muito flexível, eles podem nadar pelos canos e conseguem prender a respiração por muitos minutos.
Nesse sentido, além de descartar os restos de comida em sacos de lixo, é importante que ninguém os jogue no vaso sanitário. Se não há comida nos canos, os ratos não terão motivos para tentar entrar pelo sistema de esgoto. Também é muito importante manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada; e, se necessário, instalar um sistema de proteção contra ratos. Ele permite que a água saia dos canos sempre que a descarga é dada, sem chance de que alguma coisa acabe voltando.
3. Aranhas
Com as aranhas a situação pode ficar um pouco mais complexa, já que elas não podem nadar nos canos, mas podem aparecer no banheiro por outros caminhos. Uma vez dentro do banheiro, elas não vão ficar dentro da privada. Apenas as viúvas-negras rastejam para dentro do vaso e tecem suas teias de um lado ao outro. Mas isso acontece apenas em banheiros externos e sem um bom sistema de encanamento.
Contudo, é importante saber que essas aranhas se alimentam de moscas que costumam se acumular nesses locais. Nesse sentido, é importante que você sempre verifique bem o assento do vaso sanitário antes de usar um banheiro externo. Aranhas como a viúva-negra, a reclusa-castanha e a hobo podem picar, e por isso são muito perigosas.
4. Lagartos
No sudoeste dos Estados Unidos, é muito comum os lagartos entrarem no encanamento e saírem pela privada. Isso acontece porque esses animais amam água e tentam encontrar comida em qualquer lugar. Os lagartos comem grilos e outros insetos (como moscas), animais que podem se acumular no encanamento do banheiro se a limpeza não for bem efetuada. E lembre-se de que os lagartos que entram pelo cano são pequenos.
5. Gambás
Em 2008, um homem estava no banheiro na Austrália e de repente viu um pouco de água borbulhando dentro do vaso sanitário. Algum tempo depois, um filhote de gambá apareceu. Mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu no país. Uma mulher também encontrou um gambá dentro da privada de sua casa, mas ele estava morto. Esses convidados incomuns são excelentes nadadores e podem prender a respiração por muito tempo.
Por sorte, apenas filhotes de gambás cabem nos canos do banheiro, mas isso não significa que eles sejam menos perigosos. Assim como os camundongos, eles podem ter raiva. Ou seja, se um gambá aparecer no seu banheiro, procure ajuda das autoridades sanitárias e garanta a sua segurança, afinal de contas esses animais podem transmitir doenças.
Como se prevenir e reagir a essas situações
- Mantenha o banheiro limpo: isso pode parecer óbvio, mas você realmente precisa limpar o banheiro com frequência e da forma correta. Os desinfetantes são perfeitos para esse trabalho, mas se quiser algo mais barato, use vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio. Também é possível colocar desodorizadores que grudam na lateral do vaso sanitário e liberam um cheiro agradável toda vez que você dá a descarga.
- Mantenha o banheiro seco: a maioria dos animais que vimos adora umidade, ou seja, o chão molhado sempre chama a atenção deles. Nesse sentido, é importante se livrar de qualquer água parada, seja na pia ou no chão. Se você notar algum vazamento, chame um técnico imediatamente e conserte o problema.
- Limpe os canos: coloque em um recipiente partes iguais de açúcar, água e vinagre e acrescente de 5 a 10 gotas de detergente. Misture tudo e jogue no vaso sanitário ou na pia do banheiro. Se quiser, derrame um pouco de água fervendo no vaso sanitário em seguida.
- Ligue para uma empresa especializada em pragas: se você não tiver tempo ou coragem para lidar com esses animais, ligue para empresas especializadas. Após o uso de produtos mais fortes, você pode jogar água com algum produto de limpeza no ralo para garantir que nenhum animal vai subir pelo vaso sanitário.
Relacionadas
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025
Empresário Luiz Galeazzi e família morreram na queda de avião em Gramado