As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) já trabalham na organização da quarta edição da Festa do Pequi, que neste ano será na manhã no dia 23 de outubro, exatamente no dia instituído pelo Governo de Goiás como Dia Estadual do Pequi, por meio da lei 22.229/2023.
Além da programação da festa, haverá também a inauguração da reconstrução da malha asfáltica do entreposto e a revitalização do Mercado Não Permanente, a Pedra 2.
O evento será realizado em tendas montadas ao lado do Mercado do Produtor (Pedra 1), no entreposto da Ceasa-GO, localizado na BR-153, Km 5,5, Jardim Guanabara.
A celebração é feita durante a temporada do pequi na Ceasa, que começa em setembro e segue até março, e tem como objetivo ressaltar o fato do entreposto de Goiânia ser o que mais recebe e comercializa pequi no Brasil.
Atrações da Festa do Pequi
Uma das novidades desta quarta edição é o preparo da maior panela de pequi do mundo, o que deve ser uma atração à parte, quando serão utilizadas 50 sacas de pequi, 300 quilos de carne e a mesma quantidade de arroz.
Já está sendo viabilizada também a programação artística da festa que, neste ano, levará para o palco os artistas amadores da Ceasa, além de manifestações tradicionais, como a folia de Reis de Jesúpolis.
A exemplo das outras edições, serão servidas mais de 2,5 mil refeições, cujo ingrediente principal é o pequi. Também será novamente realizada a feirinha para comercialização, não só do fruto, mas de produtos artesanais e derivados do pequi.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia