Goiânia vai ganhar um novo investimento para a área da ciência com a criação do Centro de Excelência em Genética e Genômica (CEGGen), fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
O projeto prevê o repasse de R$ 15 milhões pelo estado ao longo de cinco anos, com o objetivo de fomentar pesquisas inovadoras em saúde humana e animal, agricultura sustentável e conservação da biodiversidade.
A estrutura será instalada na Área I da PUC Goiás, no Setor Universitário, com previsão para começar as obras em 2025.
“A criação deste Centro reforça o compromisso do Governo de Goiás em unir ciência e inovação para enfrentar desafios em saúde, agricultura e conservação ambiental. A unidade será fundamental para transformar avanços científicos em benefícios concretos para a população, fortalecendo Goiás como referência em pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável”, destaca Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo.
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou a relevância da iniciativa para o estado, destacando o papel estratégico dos centros de excelência criados com o apoio do governo estadual.
“Essas unidades devem gerar novas tecnologias que impactem diretamente a sociedade, trazendo benefícios tangíveis para a população”, afirmou Arriel. Segundo ele, a criação do CEGGen reforça o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento científico, especialmente em áreas sensíveis como a saúde pública e a segurança alimentar.
De acordo com a reitora da PUC, Olga Ronchi, o CEGGen será um marco no avanço científico e tecnológico em Goiás, e deverá se tornar uma referência no país.
Fonte: Curta Mais
Relacionadas
“Mais liberdade ao crime organizado”, diz Caiado sobre decreto de Lula que regula uso da força policial
Crocodilo gigante de ‘Crocodilo Dundee’ morre com mais de 90 anos
Capoeirista de 70 anos morre após cair de escada enquanto trocava a lâmpada em Goiás