Há um movimento nos dois partidos para que Gustavo enfrente Ronaldo Caiado mesmo se houver a união entre MDB e DEM
Em Goiás, como no resto do Brasil, 2022 é logo ali. E por isso mesmo as articulações estão a todo vapor em todas as correntes políticas do estado. A mídia goiana tem mostrado com muita ênfase a aproximação entre DEM e MDB patrocinada pelo ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, notadamente ainda o maior líder emedebista.
A ideia de Iris é que Daniel Vilela saia como vice de Caiado ou disputando o Senador na chapa do governador, trabalhe para a eleição de um grande número de deputados federais e estaduais, e assim em 2026 tenha todas as condições de assumir o poder em Goiás, neutralizando as pretensões do PSDB de retornar ao poder no estado.
A intensão de Iris parece estar bem encaminhada. O grande problema é convencer o prefeito mais bem votado do Brasil (98% dos votos válidos), Gustavo Mendanha que este é o melhor projeto para o MDB. Gustavo tem tido uma agenda de pré-candidato, visitado muitas cidades do interior e recebido em Aparecida de Goiânia dezenas de prefeitos e lideranças de todo o estado. Os mais próximos de Gustavo Mendanha têm dito que o jovem emedebista tem gostado muito da ideia de disputar o governo de Goiás em 2022.
Se o MDB embarcar no projeto de Ronaldo Caiado, como querem Iris Rezende e o governador, existe uma possibilidade muito forte de Gustavo Mendanha deixar o MDB e disputar o governo por outro partido.
Pelo menos duas legendas já teriam sinalizado aceitar a candidatura de Gustavo Mendanha. PSDB e REPUBLICANOS têm muitos líderes favoráveis a Gustavo como candidato a governador enfrentando Ronaldo Caiado. Não existe questão fechada em nenhum dos dois partidos, mas muita gente no ninho tucano topa a parada de “olhos fechados”. No REPUBLICANOS, um projeto de oposição a Ronaldo Caiado e de apoio ao presidente Bolsonaro é muito bem vindo também. O deputado federal João Campos tem participado de muitas dos encontros de Gustavo Mendanha pelo interior goiano.
As próximas semanas podem ser decisivas quanto a estas possibilidades todas. O tabuleiro está a mercê dos melhores jogadores.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo