Goiânia e demais municípios de Goiás devem ficar atentos às condições climáticas nesta quarta-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra. A previsão aponta para um dia com sol e variação de nebulosidade, mas o calor e a alta umidade relativa do ar podem favorecer o risco de chuvas intensas, tempestades acompanhadas de rajadas de vento, além de raios e trovoadas em várias localidades.
Goiânia terá uma quarta-feira com sol entre nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia. A temperatura máxima pode chegar aos 31ºC, e a umidade relativa do ar ficará entre 55% e 98%. O pôr do sol está previsto para as 18h31. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Os municípios de Goiás estão em alerta para chuvas intensas, que podem acumular até 50 mm por dia. Rajadas de vento de até 60 km/h são esperadas, especialmente em áreas com maior potencial de tempestades.
O Cimehgo ainda traz recomendações para a população:
- Fique atento aos alertas meteorológicos divulgados por órgãos oficiais.
- Evite áreas de alagamentos ou locais propensos a deslizamentos de terra.
- Proteja-se durante tempestades, evitando exposição a raios e ventos fortes.
- Em casos de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199.
Impactos nos rios do estado
As chuvas frequentes deste mês de novembro têm proporcionado uma recuperação significativa dos níveis dos rios no Estado. Alguns destaques incluem:
- Rio Araguaia: Apresenta níveis acima da média em Aragarças, Aruanã e Nova Crixás, mas ainda dentro da zona de normalidade.
- Rio Meia Ponte: Abastecendo a região metropolitana de Goiânia, os níveis estão ligeiramente acima da normalidade.
- Rio Verde (Verdão): Nos municípios de Paraúna e Maurilândia, o rio saiu de uma situação crítica e retornou à zona de normalidade.
No entanto, o Rio Vermelho, em Matrinchã, que também enfrentava situação crítica, voltou à normalidade, mas segue abaixo da média histórica para esta época do ano.
Fonte: Jornal Opção
Relacionadas
Rejeição à prmeira-dama Janja dispara no Brasil
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF