Após a queda do governo de Bashar al-Assad, rebeldes que derrubaram o regime libertaram prisioneiros da prisão militar de Saydnaya, nos arredores de Damasco, capital da Síria. A prisão foi apelidada de “matadouro humano” pela Anistia Internacional e estima-se que foi no local que mais de 100 mil pessoas desapareceram durante quase 14 anos de guerra civil.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra mulheres e pelo menos uma criança sendo libertadas da prisão.
No vídeo, é possível ver mulheres sendo libertadas, entre elas, uma criança pequena que era mantida com a mãe. “Ele [Bashar al-Assad] caiu. Não tenham medo”, diz uma voz no vídeo, aparentemente tentando tranquilizar as mulheres de que elas agora estavam seguras.
De acordo com a Anistia Internacional, a prisão foi usada, desde 2011, como espaço para assassinatos, torturas e desaparecimento forçado de inimigos políticos do regime de al-Assad. Em 2017, um relatório da instituição afirmou que cerca de 13 mil pessoas foram enforcadas entre 2011 e 2015 na prisão.
Segundo a Associação de Detentos e Desaparecidos na Prisão de Saydnaya (ADMSP), não há mais detentos na prisão. A libertação terminou por volta das 11h, no horário local, de domingo (8/12).
A associação estima que mais de 30 mil pessoas foram executadas ou morreram em consequência de tortura, falta de assistência médica ou fome entre 2011 e 2018.
“A libertação da prisão de Saydnaya não é apenas uma vitória militar, mas uma vitória para toda a humanidade. É um símbolo do triunfo da vontade de viver sobre a morte e da vontade de liberdade sobre a tirania”, escreveu a ADMSP em um comunicado divulgado nas redes sociais.
Também circulam nas redes sociais vários vídeos de sírios recém libertados correndo pelas ruas de Damasco. Em um deles, um homem chega a afirmar que ficou preso durante 10 anos e pergunta, para quem estava gravando, o que estava acontecendo. Como resposta a pessoa diz que o regime caiu e ele sorri e continua correndo.
O prisioneiro mais antigo da prisão, Ragheed Al-Tatari, foi libertado após 43 anos de detenção.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Ladrão é preso de toalha após ser encontrado tomando banho durante invasão de casa em Goiás
Avião de 40 toneladas com chifres de rena foi puxado na força do braço por grupos de pessoas no aeroporto
Tom Cruise é agraciado com medalha da Marinha Americana pelo papel em Top Gun