Chinês é preso no Aeroporto de São Francisco após voar com drone sobre base americana

Um homem foi preso no Aeroporto de São Francisco, no último dia 9, sob uma queixa criminal federal por supostamente pilotar um drone sobre a Base da Força Espacial de Vandenberg e tirar fotografias do local.

Yinpiao Zhou, de 39 anos, foi acusado de não registrar uma aeronave que não fornece transporte e de violar o espaço aéreo de defesa nacional. Ele foi detido no Aeroporto Internacional de San Francisco antes de embarcar em um voo com destino à China e deve fazer sua primeira aparição amanhã no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em San Francisco.

De acordo com um depoimento apresentado, sistemas de detecção de drones na Base da Força Espacial de Vandenberg, no Condado de Santa Barbara, no Sul da Califórnia, detectaram um drone sobrevoando a base.

Os sistemas identificaram que o drone voou por quase uma hora, atingiu uma altitude de quase 1,6 km acima do nível do solo e partiu de Ocean Park, uma área pública próxima à base. O pessoal de segurança da base foi ao parque, conversou com Zhou e outra pessoa que o acompanhava, e descobriu que Zhou escondia um drone em sua jaqueta — o mesmo que havia sobrevoado a base.

Agentes federais, posteriormente, realizaram uma busca no drone de Zhou com base em um mandado de busca federal e encontraram várias fotografias aéreas da Base da Força Espacial de Vandenberg. Uma busca no celular de Zhou revelou que, aproximadamente um mês antes, ele havia feito uma pesquisa no Google com o termo “Regras para Drones na Base da Força Espacial de Vandenberg” e trocado mensagens com outra pessoa sobre hackear seu drone para que ele voasse mais alto do que era permitido.

Zhou é cidadão chinês e residente permanente legal nos Estados Unidos, tendo retornado mais recentemente ao país vindo da China em fevereiro de 2024. A pessoa que o acompanhava em Ocean Park entrou nos Estados Unidos mais recentemente, em 26 de novembro.

Uma queixa contém alegações de que um réu cometeu um crime. Todo réu é considerado inocente até que seja provado culpado em tribunal. Se condenado, Zhou pode enfrentar uma sentença máxima de quatro anos em uma prisão federal, além de poder perder seu Green Card. O FBI está investigando o caso.

Fonte: Aeroin