RTP – O Governo colombiano anunciou que vai enviar o seu avião presidencial para os Estados Unidos para transportar “com dignidade” os imigrantes ilegais que a Administração Trump pretendia deportar este domingo em aviões militares. Perante a recusa desses voos militares, o presidente Donald Trum decidiu retaliar com uma série de sanções contra o país.
A decisão de Bogotá acontece numa altura em que se sabe das condições deploráveis como alguns cidadãos brasileiros ilegais nos Estados Unidos foram embarcados de volta ao Brasil, muitos deles algemados e acorrentados.
Esta ação deverá incluir um imposto de 25 por cento sobre todos os produtos colombianos que venham a entrar nos Estados Unidos e que será aumentado para 50 por cento dentro de uma semana, bem como a proibição de funcionários do governo de Bogotá de viajarem para os Estados Unidos.
“Estas medidas são apenas o começo”, advertiu Trump, ao mesmo tempo que acusa o governo colombiano de se esquivar a “obrigações legais como aceitar o retorno de criminosos que forçou os Estados Unidos a acolher”.
O presidente Gustavo Petro exigiu, por seu lado, que os Estados Unidos tratem os cidadãos deportados com “dignidade e respeito”: “Vamos receber nossos cidadãos em aviões civis, sem tratá-los como criminosos”, assinalava logo pela manhã na rede X.
Relacionadas
Moraes mantém prisão de Braga Netto
Ana Karla encanta plateia e jurados no Programa do Ratinho com apresentação inesquecível
“Mudou da água pro vinho”: moradores celebram nova iluminação pública de Goiânia premiada pela ONU