Senador Marcos do Val desafia proibição de Moraes e faz live nas redes

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) usou nesta sexta-feira (22) suas redes sociais, desrespeitando proibição determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na live, de mais de uma hora de duração, ele aparece com tornozeleira eletrônica e faz acusações a Moraes. O senador afirmou que sofre perseguição política, abuso de autoridade e crimes contra a humanidade, além de argumentar que nunca foi denunciado ou condenado. Ele está utilizando tornozeleira eletrônica desde 4 de agosto.

Viagem aos EUA

No final de julho, o senador Marcos do Val passou 10 dias nos Estados Unidos com a família, mesmo estando proibido de sair do país. Para a viagem, ele usou um passaporte diplomático. Ao saber da situação, o ministro Alexandre de Moraes autorizou uma operação da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília quando o avião em que Do Val estava chegou em solo brasileiro.

No ano passado, Marcos do Val passou a ser investigado após impulsionar uma campanha de ataques institucionais ao STF e à Polícia Federal, inclusive divulgando dados pessoais de delegados que atuam em investigações no Supremo. Ele teve o passaporte pessoal retido.