O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e do Goiás Social, em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, entregou nesta quinta-feira (16) 400 cartões do programa Pra Ter Onde Morar, Aluguel Social e assinou um termo de cooperação para a regularização fundiária de cerca de 4 mil imóveis doados a famílias aparecidenses há mais de três décadas.
A solenidade, realizada no CEU das Artes do setor Cidade Vera Cruz, contou com a presença da primeira-dama do Estado e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; do vice-governador Daniel Vilela; do prefeito Leandro Vilela e da primeira-dama Lana Bezerra; além da secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, de vereadores de Aparecida e do ex-prefeito Gustavo Mendanha.
As escrituras que serão emitidas a partir do termo de cooperação vão contemplar famílias dos bairros Independência Mansões, Colina Azul, Madre Germana e Jardim Tiradentes, garantindo segurança jurídica e estabilidade a quem espera por mais de três décadas pela documentação definitiva do imóvel.
O prefeito Leandro Vilela ressaltou que a cidade vive um novo momento de cooperação com o Governo de Goiás. “Nunca Aparecida recebeu tanto apoio. O governador Ronaldo Caiado, a dona Gracinha e o vice-governador Daniel têm trabalhado de forma firme e parceira com a nossa gestão para reerguer a cidade. Aqui, os benefícios não são promessa: são entregas reais, que chegam à população”, afirmou.
Compromisso com as famílias mais vulneráveis
A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, destacou o compromisso do Governo de Goiás com as famílias mais vulneráveis e reforçou que o governador Ronaldo Caiado tem determinado a continuidade dos programas sociais como políticas permanentes de Estado.
“A recomendação do governador é não deixar ninguém para trás. O Goiás Social tem feito isso, ouvindo as pessoas e atendendo suas necessidades. Programas como o Aluguel Social, o Mães de Goiás e o Restaurante do Bem vieram para ficar”, assegurou Gracinha.
Ela também elogiou a atuação da Prefeitura de Aparecida na busca ativa por famílias aptas a participar das ações. “A gente tem feito muito em Aparecida, e isso só é possível porque o município é parceiro, tem uma equipe comprometida e faz esse trabalho dinâmico junto com o CadÚnico, garantindo que mais pessoas sejam alcançadas”, completou.
O vice-governador Daniel Vilela destacou o caráter acolhedor e a amplitude das políticas habitacionais do Estado. Ele lembrou que o Aluguel Social já beneficia mais de 30 mil famílias em Goiás. “O Aluguel Social é uma porta de entrada para quem ainda não foi contemplado com casa própria. E a regularização fundiária é outro passo importante, que traz dignidade e segurança jurídica a milhares de famílias que já moram em áreas públicas há décadas”, disse ele.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destacou que o Aluguel Social é hoje o melhor programa habitacional do Brasil, tanto pela abrangência quanto pela eficiência. Segundo ele, o benefício de R$ 350 mensais por 18 meses é transferido diretamente ao locador do imóvel, aliviando o orçamento familiar e garantindo o direito à moradia digna.

Entre as famílias contempladas, a emoção marcou o recebimento dos cartões. Sara Menezes Rodrigues contou que o benefício representa um alívio para quem enfrenta dificuldade em arcar com o aluguel todos os meses.
“O programa é muito importante, um grande benefício para nós que não temos renda suficiente para pagar um aluguel melhor e garantir um lar mais confortável para nossas famílias”, disse.
Já Maria de Abadia Borges dos Santos relatou que o apoio chega em um momento decisivo de sua vida.
“Isso é uma verdadeira bênção para nós. Moro sozinha com minha filha de 14 anos, de aluguel, e junto reciclagem para sobreviver. Tenho fibromialgia e não consigo trabalhar todos os dias. Esse auxílio veio em uma hora muito boa”, afirmou, emocionada.
“Dignidade e transformação social”, diz Vilela sobre moradia
Encerrando o evento, o prefeito Leandro Vilela reforçou a importância do acesso à moradia como pilar de dignidade e transformação social. “Estamos entregando não só documentos ou dinheiro, mas transformando vidas por meio do acesso à moradia digna. Cada escritura e cada cartão significam estabilidade, segurança e esperança para centenas de famílias de Aparecida”, concluiu o prefeito.


Relacionadas
Câmara distrital aprova projeto de socorro ao BRB
Secretaria de Saúde de SP investiga novo caso suspeito de ebola
Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos