A Justiça Federal de Minas Gerais condenou o médico Lucas Ferreira Mattos, que acumula mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais, após ele ter associado, sem comprovação científica, os exames de mamografia a um aumento nos casos de câncer de mama. Os procedimentos, que auxiliam no diagnóstico da doença, são imprescindíveis e não causam câncer.
O profissional precisou remover todo o conteúdo com a desinformação de suas contas nas redes sociais e está proibido de realizar novas publicações do tipo em suas plataformas ou nas de terceiros. O vídeo em que falava sobre os “riscos da mamografia” acumulava mais de 62 mil visualizações no Instagram até o fim de outubro, e 12 mil no Shorts, plataforma de vídeos curtos do YouTube.
Na publicação, Lucas disse que “uma mamografia gera uma radiação para mama equivalente a 200 raios-x, isso aumenta a incidência de câncer de mama por excesso de mamografia”, ao responder uma seguidora que estava com dúvidas sobre um diagnóstico de um nódulo na mama.
Fonte: Eu Medicina



Relacionadas
Navio japonês com mais de 1.000 corpos é encontrado após 80 anos no Pacífico
OAB-SP repudia fala de Lula de que ‘advogado criminalista não sabe defender inocente’
Presidente da Fifa desiste de criar empresa para administrar competições