LUSA – O governo norte-americano pretende estender a proibição de viagens para os Estados Unidos (EUA) a cidadãos de mais de 30 países, disse a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem. Em entrevista à Fox News, nessa quinta-feira (4), Noem não quis confirmar se a nova lista chegaria a 32 países ou revelar o nome de todos, mas salientou que o presidente Donald Trump continua a avaliar “que nações incluir por razões de segurança”.
Desde junho que os Estados Unidos proíbem a entrada de cidadãos de 12 países e restringem a de outros sete, argumentando que a medida é necessária para impedir a chegada de “terroristas estrangeiros” e evitar outras ameaças. As medidas afetam tanto os imigrantes quanto os visitantes temporários, incluindo turistas, estudantes e viajantes em negócios. Noem justificou a expansão da lista, citando a falta de governos estáveis, capazes de fornecer informações fiáveis sobre os seus cidadãos.
Ao longo da última semana, vários órgãos de comunicação social norte-americanos informaram que o governo Trump considera proibir a entrada de cidadãos de até 36 países adicionais, de acordo com fontes não identificadas do Departamento de Estado. As proibições propostas seriam baseadas no ataque armado contra dois membros da Guarda Nacional na quarta-feira da semana passada em Washington.


Relacionadas
Trump diz que acordo com o Irã será assinado em breve e que Ormuz será aberto
STF dá 60 dias para big techs cumprirem regras definidas pela Corte
Polícia Federal rejeita segunda proposta de delação de Daniel Vorcaro