Um paciente israelense na faixa dos 40 anos, que consumia cerca de 130 comprimidos de opioides por dia, apresentou resultados impressionantes após passar por um tratamento experimental de apenas 20 minutos.
O procedimento foi realizado no Rambam Health Care Campus, em Haifa, com uma tecnologia não invasiva desenvolvida pela empresa israelense Insightec. Por meio de ondas sonoras focalizadas e orientação por ressonância magnética, os médicos atuaram em uma região profunda do cérebro ligada à recompensa, à fissura e ao controle dos impulsos, sem aquecer ou danificar o tecido cerebral.
Uma semana depois, exames não detectaram opioides ou outras substâncias em seu organismo. O paciente também relatou nível zero de desejo pela droga e uma redução drástica no consumo de cigarros.
O tratamento ainda é experimental e integra um estudo internacional realizado em Israel e nos Estados Unidos. Mesmo assim, os resultados iniciais podem abrir caminho para abordagens menos invasivas contra dependências e outras condições neurológicas e psiquiátricas.






Relacionadas
Senacon vai investigar 70 postos por aumento abusivo de preços
Temporais provocam morte, desaparecimentos e atingem 119 cidades no RS
Empregados da Caixa rejeitam proposta da empresa e greve continua