Nesta terça-feira (20), completaram-se 52 anos da missão Apollo 11, que entrou para a história ao levar os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin à superfície lunar. Há diversas fotos da empreitada feitas pelos próprios tripulantes da missão, mas, até então, ainda não tínhamos visto a paisagem do nosso satélite natural pelo olhar deles, enquanto estiveram por lá. Assim, o artista visual Michael Ranger editou uma das fotos mais icônicas da missão para “revelar” como Buzz Aldrin viu a Lua através de seu capacete, criando um panorama em 360º.
A imagem em questão foi feita em 20 de julho de 1969 e mostra Buzz Aldrin próximo de uma das pernas do módulo lunar Eagle, enquanto mantém o braço esquerdo dobrado. Se você observar o reflexo do capacete dele, verá a sombra de Aldrin, o módulo brilhando com a luz do Sol e Neil Armstrong segurando a câmera próximo do peito — e, ao olhar para a parte superior do reflexo, encontrará um pequeno ponto, que é a Terra refletida no visor do capacete.
Já a edição publicada por Ranger nos proporciona uma visão da Lua em 360º, que representa o que o astronauta viu durante a missão. Ele a mostrou em uma publicação feita na rede social Reddit e descreveu como foi recriar a visão de Aldrin naquele momento. “O que torna esse progresso tão empolgante, para mim, é o fato de que isso é real”, disse ele, na publicação. “Se eu tiver qualquer indício de que algo assim seria falso, meu interesse iria evaporar completamente, mas é ótimo porque é real”, afirmou.
Para criar a imagem, Ranger aproveitou uma tentativa anterior que fez em 2019 e a juntou com outra versão de menor resolução. Já a versão mais recente foi feita a partir de uma foto de alta resolução, obtida de um arquivo disponibilizado no Flickr da NASA, que exigiu um processo de edição para obter a perspectiva desejada. “Peguei esta famosa imagem do Buzz Aldrin na Lua e ampliei o visor”, explica o artista. “Como é, essencialmente, uma bola espelhada, consegui ‘desembrulhá-la’ nesta imagem 2D”.
Depois, foram necessárias algumas pequenas correções visuais. “Além da resolução mais alta da digitalização do filme e do formato do arquivo descompactado, aumentei a nitidez e corrigi as cores no Photoshop”, relatou ele. Após corrigir a cor do visor e acrescentar alguns detalhes das bordas para deixar a visão do interior do capacete mais realista, Michael abriu a imagem no Google Street View e conseguiu, finalmente, visualizar o que Aldrin viu na Lua durante a missão — com direito até a um vídeo dos resultados, que você confere abaixo:
A missão Apollo 11 foi lançada em 16 de julho de 1969, levando os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins rumo à Lua. A missão foi um sucesso e, felizmente, os registros do momento histórico estão disponíveis para o público. Assim, Michael parece ter inspirado outros usuários a analisar o material do arquivo da missão para, quem sabe, encontrar mais possibilidades de edição para criar novos olhares dos registros do programa.
Fonte: CanalTech
Relacionadas
“Livramento”, desabafa Myrian Rios ao relatar erro médico
Por unanimidade, STF torna mais sete réus por tentativa de golpe
Deputada pede ao STF retirada imediata de Ednaldo Rodrigues da CBF